Header Ads

Qual o guarda-corpo ideal para o seu projeto

O guarda-corpo é um elemento também conhecido como parapeito, gradil e balaústre, que serve como proteção de acidentes e possíveis quedas de pisos/locais mais altos e são comumente utilizados em sacadas, varandas, escadas, balcões, mezaninos, terraços etc.
No mercado existem diversos materiais utilizados para se fabricar um guarda-corpo, entre eles:

Guarda-corpo de madeira:

Material que não enferruja e não deixa de ser uma matéria-prima versátil. Combina com as mais variadas técnicas de pintura, porém necessita manutenção quando necessário, para evitar o desgaste decorrente do tempo e mesmo de pragas como cupim.

Guarda-corpo de ferro:

Ferro é um dos materiais mais utilizados por causa de seu baixo custo e por ser facilmente moldado, mas sofre corrosão e enferruja. Sua alta resistência portanto pode ser comprometida pelo processo de oxidação, por isso, é necessário cuidar da manutenção correta de peças de ferro, isto é, manter a pintura em dia, livre de arranhões ou fissuras na tinta que possam encadear o processo de oxidação do guarda-corpo.

Guarda-corpo de  acrílico:

Estruturas em material transparente transmitem leveza, ainda combinam com uma variedade de cores e chega a ser cinco vezes mais resistente que os vidros comuns. Em contrapartida, seu preço também costuma ser bem mais elevado em relação ao vidro.

Guarda-corpo de alumínio:

Este tipo de guarda-corpo tem alto custo por sua alta capacidade de adaptação e flexibilidade, porém possui certas restrições de uso em certos climas ou em certas ocasiões.


 

Guarda-corpo de aço inoxidável:

O aço inoxidável além de não ser tóxico, é reciclável e de fácil conservação, pois está livre dos processos de corrosão que o aço comum está sujeito. Porém, é um material com o preço bem mais elevado que os demais.

Guarda-corpo de fibra de vidro:

Este material possui resistência mecânica, isto é, capacidade de suportar ações externas sem causar deformações plásticas em sua estrutura, igual a do aço. Ainda tem durabilidade maior do que este e tem menor custo de manutenção.

Guarda-corpo de aço carbono:

São de metal de baixo custo de produção bastante baixo, mas possuem um módulo de elasticidade muito pequeno,  ou seja, de baixa resistência.

Guarda-corpo de vidro temperado:

Este tipo de vidro tem suas características originais modificadas ao passar por um processo químico e tratamento térmico justamente para aumentar sua resistência mecânica; por isso, chega a ser cinco vezes mais resistente que o vidro convencional. Além disso, minimiza o risco de acidentes graves quando fragmentado, pois seus pedaços e bordas ficam pouco cortantes. A desvantagem é que depois dessa ‘transformação’ não pode ser submetido à modificações, como fazer furos ou cortá-lo, e a manutenção deve ser diária.

Guarda-corpo de vidro laminado:

Leva em sua composição uma película de PVB (polivinil butiral), uma resina aplicada à materiais que requerem adesão forte, claridade óptica e flexibilidade, que ficam entre duas lâminas de vidro, que lhe confere resistência à impactos (menor que a do vidro temperado) e quando quebra não se estilhaça, pois os fragmentos não desgrudam dessa película.

 Em nossa loja você encontra os melhores produtos para a sua obra ou reforma, venha conferir.
Visite nosso Facebook

 

 

 

 

 Fonte:http://construindo.org

 

 

 

 


Tecnologia do Blogger.