Como pintar móveis de formica
O laminado melamínico, mais conhecido como formica, é um tipo de material muito popular no revestimento de móveis, quer sejam eles bancadas de cozinha ou criados mudos em quartos.
Comece por limpar bem o móvel de formica, de forma a remover todas as impurezas e gordura que poderão arruinar a pintura. Para isso utilize um pano de limpeza macio umedecido em álcool ou em água com vinagre, ou use fosfato trissódico para remover o acabamento brilhante da formica.
A formica tem um acabamento liso, pelo que se poderá revelar resistente à pintura. Você pode lixar o móvel, de forma a torná-lo poroso para que a tinta penetre melhor, ou saltar esta etapa, dado que existem no mercado tintas que resultam bem sem lixar previamente.
Em seguida chega o momento de escolher a tinta. Você pode se informar junto de um funcionário da loja acerca de qual a melhor para pintar fórmica, mas neste artigo deixamos algumas sugestões: tinta epóxi, tinta acrílica PVA, tinta esmalte base de óleo, tinta spray e tinta de melamina.
Prepare o rolo para pintar (este deverá ser um de espuma ou de lã baixa) e aplique uma camada de primário formulado para superfícies lisas no seu móvel de tinta. Este produto eliminará defeitos que o móvel tenha, disfarçará a cor existente e fará com que a tinta adira melhor.
Passe o rolo de espuma por água, de forma a remover o primário, e use-o para aplicar a tinta no móvel, conferindo previamente se é necessário diluí-la em água. Pinte somente em duas direções (de cima para baixo e de baixo para cima), até completar a primeira camada.
Deixe secar devidamente, de acordo com o indicado na embalagem da tinta e, em seguida, aplique uma segunda camada. Use um pincel de pintura para cobrir falhas de tinta ou alcançar áreas que não conseguiu pintar com o rolo.
Espere novamente que a tinta seque e, pronto! Seu móvel de formica foi pintado com sucesso e você conseguiu um resultado ao seu gosto!
Necessita
- Pano de limpeza macia
- Álcool, água com vinagre ou fosfato trissódico
- Tinta epóxi, tinta acrílica PVA, tinta esmalte base de óleo, tinta spray ou tinta de melamina.
- Rolo de espuma ou de lã baixa.
Conselhos
- Consulte as instruções presentes na tinta que irá utilizar.
- No caso de existirem falhas na madeira, resolva-as aplicando massa.
Fonte:casa.umcomo.com.br/