A situação da energia solar no Brasil
Limpa e renovável, a energia solar aparece como uma fonte promissora graças ao alto nível de irradiação solar do país.
Se por um lado a energia hidrelétrica, responsável por 76% da oferta de energia elétrica do Brasil, não pode ser plenamente aproveitada, justamente por esbarrar em questões ambientais, por outro, a energia solar tem grande potencial de crescimento, principalmente pelos altos níveis de irradiação solar natural do país.

Principal fonte de energia da Terra, a energia solar pode ser reutilizada tanto para aquecer quanto para gerar eletricidade, como energia fotovoltaica. Daí os esforços para a criação de usinas solares térmicas, capazes de captar e concentrar calor suficiente para aquecer fluidos.
Dentre os maiores obstáculos a se superar para que a energia solar seja uma realidade no país, estão o alto custo dessa fonte, quando comparada a outras fontes renováveis, e a fraca eficiência dos sistemas de conversão de energia solar em eletricidade, assim como o fraco rendimento no armazenamento.
No entanto, os crescentes esforços para uma melhoria das tecnologias responsáveis pelo aumento da eficiência da energia solar e para a diminuição dos custos em produzi-la, apontam perspectivas positivas para este tipo de energia no país. Países com índices de irradiação menores do que o do Brasil, como Alemanha e Japão já avançaram e aperfeiçoaram a utilização desta fonte. Trata-se, portanto, de uma opção promissora.
fonte:pensamentoverde.com.br