Header Ads

Quarto Antialérgico

Inúmeros são os fatores que desencadeiam crises alérgicas: entre eles estão os ácaros (os quais são os principais responsáveis), os fungos e as bactérias. A primeira coisa é descobrir o que causa a alergia e depois combatê-la.
Como decoração dos ambientes influencia diretamente na saúde dos usuários, criar um espaço adequado é muito importante. O quarto, em especial, é o local onde permanecemos longas horas descansando e por isso merece uma atenção extra: revestimentos, móveis e objetos decorativos podem ser pensados para criar um ambiente confortável, aconchegante e saudável. Confira:

Revestimentos
Piso: O piso pode ter revestimento laminado hipoalergênico, cerâmico ou porcelanato (evite carpetes) - o importante é que seja de fácil limpeza e não exija a aplicação de produtos agressivos;

Paredes / Teto: É possível aplicar tintas antialérgicas, sem ceiros ou substâncias fortes. Tintas anti-bactérias, anti-mofo e maresia também são ótimas opções. Também é possível encontrar papéis de parede antialérgicos.

Móveis e Decorações

Cama: As camas com estrado tendem a reter mais pó, por isso prefira as camas box com rodízios, que facilitam a limpeza;Armários: Os armários até o teto evitam o acúmulo de poeira;Prateleiras: Evite fixar prateleiras sobre a cama;Móveis: Prefira móveis revestidos de laminados e fórmicas, que são mais resistentes à limpeza diária com pano úmido;Bichos de Pelúcia: Quanto aos bichinhos de pelúcia, é recomendável colocá-los em sacos plásticos e só tirá-los na hora de brincar. E, antes de guardá-los novamente, o ideal seria fazer uma nova lavagem. O que não pode é utilizar os bichinhos de pelúcia como peças decorativas, porque eles ficarão infestados de partículas alérgenas.

Tecidos
Cama: Utilize peças anti-alérgicas para revestir colchões e travesseiros. Em casos extremos, estes poderão ser revestidos com uma capa de napa, curvim ou oleado. Para trazer mais conforto, utilize uma colcha de algodão entre o plástico e o lençol. Evite travesseiros de penas e cobertores de lã, prefira lençóis e edredons de algodão. As colchas precisam ser finas para que possam ser lavadas toda semana;Cortinas e Persianas: Normalmente é indicado que não sejam utilizadas, mas caso queira, opte por persianas antialérgicas que são confeccionadas com material natural de fio de juta, fio de poliéster e resinados (modelos verticais acumulam menos pó e são mais fáceis de limpar). Caso prefira cortinas, dê preferência aos tecidos leves (como o voil) e sem forros. Uma ideia é instalar janelas com venezianas, assim poderá ter privacidade sem a necessidade de cortinas ou persianas;Almofadas e Tapetes: Evite utilizá-los, mas caso queira, opte por tecidos de fácil limpeza e tapetes de cerda baixa (exemplo: fios de náilon, os quais podem ser lavados facilmente e tapetes de EVA para as crianças poderem brincar no chão).

Cuidados no dia-a-dia

Evite o uso de inseticidas, inclusive os espirais, "sprays" e aparelhos elétricos repelentes de insetos;Na conservação dos móveis, utilize produtos de limpeza neutros ou sem cheiro;Não utilize facilitadores para passar roupas, nem amaciante nas roupas de cama e cobertores, pois estes produtos deixam resíduos que podem provocar alergias;A melhor dica é ventilar bem o quarto todos os dias.Colchões: a sua troca vai depender do uso de capas e de como foi limpo mas o ideal é substituí-los por volta de 5 a 7 anos.Cortinas: lavar a cada dois meses;Tapetes: sempre que possível colocá-los no sol, aplicar acaricidas e fungicidas a cada 15 dias e varrer ou aspirar fora de casa;Travesseiros: se eles não possuírem capa, trocá-los a cada seis meses/ um ano e para os que possuírem capa, trocá-los a cada dois anos;Roupas de Cama: trocar pelo menos duas vezes por semana;Piso: passar um pano úmido todos os dias;




Visite nosso Facebook:https://www.facebook.com/poucodimdimm
Visite nosso Site:http://poucodimdim.com.br/
fonte:http://www.agae.com.br/blog/post/73/quarto-antialergico.html

Tecnologia do Blogger.