Porcelanato: tipos e características
O Porcelanato é conhecido por ser um material extremamente resistente, durável e de fácil manutenção. São sofisticados e remetem ao conforto. Hoje, são mais requisitados que as cerâmicas e não é por menos, além da beleza e durabilidade, podem ser encontrados por valores e marcas variadas, facilitando, dessa forma, a aquisição tanto de um produto mais caro, como porcelanato de menor custo, porém com as mesmas características e benefícios.
É um material fabricado com matérias-primas nobres que garantem que a absorção de água seja quase nula. Além disso, é um produto com maior resistência à abrasão por conta dessas características técnicas. Ele é feito com uma mistura de porcelana e diversos minerais, passando por uma queima a mais de 1200 Cº. O resultado é mais homogêneo, denso, vitrificado e mais resistente do que as cerâmicas convencionais. Vale a pena investir!
Conheça os tipos e acabamentos mais comuns:
Polidos - É a versão mais famosa e difundida do porcelanato. Possui um brilho único, superior ao das pedras naturais, que se conserva por anos, sem manutenção.
Esmaltados - O porcelanato mais versátil, pode ser liso ou áspero, brilhante ou mate. É ideal para áreas internas como salas e quartos.
Struturato – Piso levemente abrasivo, perfeito para uso em áreas úmidas como sauna, box de banheiro e decks, por ser antiderrapante.
Retificado - Pode ser técnico ou esmaltado, que recebe um desbaste lateral.
Rústico Polido - Possui a grande vantagem de ter uma superfície rústica e polida ao mesmo tempo, garantindo maior segurança. Ideal para áreas de tráfego intenso e ambientes comerciais.
Rústico - Não leva polimento, sua textura é levemente áspera e de aspecto opaco.
A diferença entre eles ocorre devido a matéria-prima da composição, esmalte, tamanho, entre outros acabamentos tecnológicos envolvidos. E nisso está envolvido o PEI (resistência à abrasão) que varia de 0 a 5. Para fazer a escolha correta só depende saber da finalidade de uso. Caso o material seja usado para paredes, a escolha do menor índice não faz diferença alguma, já para a escolha do piso de banheiros, cozinha e locais de maior fluxo de pessoas dentro de residências particulares, prefira o produto com PEI a partir de 2. Em casos de áreas públicas, o indicado é o 5, pois resiste fortemente ao grande fluxo de pessoas que trafegam todos os dias pelo local.